segunda-feira, 22 de junho de 2009

Gostar de estudar

Hoje pus-me a pensar, enquanto estava a preparar-me para um exame que vou ter esta semana na quinta-feira, na quantidade de esforço e de dedicação necessárias para se ter sucesso na vida académica. Como será possivel compensar tanto tempo dispendido? Como compensar os amigos pela recusa de convites para sair? Como compensar a pessoa que amo pela falta de tempo para lhe dedicar? Será que realmente vale a pena dispender tanto tempo no estudo, retirando tempo para outras coisas? De facto, a conclusão a que chego é: se se gostar muito, mas mesmo muito, do curso em que se está, e se se achar que, além de um emprego, que esse curso nos está a trazer crescimento interior, sim, vale a pena.
Se soubermos estabelecer objectivos, e soubermos gerir o nosso tempo, podemos sair uma vez ou outra com os amigos, e dedicar á pessoa amada o tempo que ela merece. Não será tanto tempo como se estivéssemos de férias, mas o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade.
Não estou de acordo com o "estabelecer prioridades". Não se trata de prioridades, nem é disso que estamos a falar. Não tem de ser uma coisa em vez da outra.
Um curso exige muito esforço, e não só da parte de quem trabalha para ele, mas também das pessoas que gostam dessa pessoa.
Para as pessoas que estão a estudar como eu, aqui fica a minha sugestão: esforcem-se, estabelecam objectivos e façam a gestão do vosso tempo de forma a poderem estar com quem vocês gostam. Tenham força, já não falta muito para terminar a época de exames.

2 comentários:

  1. Num ano de regresso às salas de aulas, um ano também de reencontrar uma dinamica que já não é a mesma de quando era "solteiro e bom rapaz", não que tenha deixado de o ser, "bom rapaz", mas também tenho e quero continuar a se um pai presente, um companheiro, e um amigo e colega novo, para novos colegas e amigos. Apesar de alguns precalços,estou satisfeito com a forma como tem decorrido este meu primeiro ano académico. Sou uma pessoa acessivel e disponivel e gostava que no fim deste curso, estivessenos lá todos, juntos a dizer : Conseguimos!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gente, achei LINDOS os gatinhos dos post de baixo, principalmente os dois machinhos, eu ADORARIA adotar, mas duvido que minha mãe via querer (nem sei se já adotaram), mas mesmo assim, estou louca pra adotar um, queria um casalzinho, (casal de femea ou de macho pra não dar cria) e mew, adimito muitoooo o trabalho que está fazendo com os gatinhos >D

    ResponderEliminar